Logo
pt
en
Estatuto Editorial
1. Propriedade

A Revista de Direito das Sociedades (RDS) é propriedade do Instituto de Direito Privado (IDP), domiciliado na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Alameda da Universidade, 1649-014 Lisboa e iniciou a sua publicação em 2009.


2. Independência

A RDS é independente do poder político, do poder económico e de quaisquer grupos de pressão e identifica-se com os valores da democracia pluralista e solidária.


3. Área científica

1. A RDS publica estudos no âmbito do Direito das sociedades, ou de outras áreas do Direito, quando considerados contributos relevantes para o debate ou o conhecimento científicos. 

2. A Revista privilegia a publicação de estudos e investigações inéditos e não possui orientação disciplinar, de escola ou de método.


4. Objetivo

1. A RDS visa contribuir para a criação e a transmissão do conhecimento nas diferentes áreas do Direito comercial, em especial do Direito das sociedades, promovendo investigação científica de excelência.

2. A RDS mantém um elevado padrão de qualidade, bem como a regularidade e pontualidade da publicação.


5. Secções e temas

1.  A RDS publica as secções Doutrina, Governo das Sociedades, Breves Comentários e Notícias. 

2. A RDS pode optar, quando relevante, pela não publicação de uma ou mais secções referidas no número anterior, num ou mais números.

3. A RDS pode criar novas secções, de modo permanente ou ocasional.

4. A RDS pode publicar, também, volumes temáticos.


6. Organização editorial

1. A RDS é dirigida pelo Diretor que é, por inerência, o Presidente do IDP (Prof. Doutor António Menezes Cordeiro), e pela Comissão de Revisão, constituída pelo Diretor e por três vogais indicados pelo mesmo, sendo atualmente os Professores Doutores Januário Costa Gomes, Ana Perestrelo de Oliveira e José Ferreira Gomes.

2. A Comissão de Revisão aprova os critérios de publicação; seleciona, ordena e revê os textos a publicar, assegurando o cumprimento dos critérios fixados; assegura a publicação da informação relevante sobre a revista no correspondente sítio na internet (www.revistadedireitodassociedades.pt); promove as ações necessárias à divulgação da revista; e pratica os demais atos necessários ao funcionamento da revista.

3. Os membros da Comissão de Revisão coadjuvam o Diretor nas suas funções, substituindoo, nos seus impedimentos, de acordo com as regras da precedência académica.

4. O corpo redatorial, constituído pelos doutores da Faculdade que tenham prestado provas académicas na área societária ou que lecionem ou tenham lecionado disciplinas da área, bem como outros doutores que para o efeito sejam convidados pela Comissão de Revisão, colabora com o Diretor e a Comissão de Revisão.

6. Os redatores reúnem pelo menos uma vez por ano, por convocatória do Diretor.


7. Redação

A sede da redação é na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Alameda da Universidade, 1649-014 Lisboa.


8. Edição e publicação 

1. A RDS é editada em formato digital e publicada na internet, em acesso livre e gratuito, em www.revistadedireitodassociedades.pt, com periodicidade trimestral.

2.  A RDS é também distribuída em formato de papel, pela Editora Almedina, em regime de print-on-demand. 

FICHA TÉCNICA

Revista de Direito das Sociedades

Diretor: António Menezes Cordeiro

Publicação online trimestral em www.revistadedireitodassociedades.pt

Registada na ERC com o nº 125574

Proprietário: Instituto de Direito Privado, NIPC 513319425

Sede e Redação: Faculdade de Direito de Lisboa, Alameda da Universidade, 1649?014 Lisboa

Editora (print-on-demand): Edições Almedina, S.A., Rua Fernandes Tomás. 76, 78, 80, 3000-167 Coimbra

Estatuto editorial disponível na referida página da internet.

Depósito legal: 289864/09 / ISSN 1647-1105